papel de parede

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Da síndrome de concurseiro

E no domingo Brasília parou. Às 7h da matina e às 14h tinha trânsito para onde quer que se andasse. Não, dessa vez não foi a chuva, nem muito menos um acidente, que engarrafou a capital. Foram as centenas de carros que tentavam chegar a centros de ensino para o concurso do TSE.

É impressionante a força da cultura concurseira que existe nessa cidade. Foi-se o tempo em que se escolhia o curso universitário pela profissão que se sonhava ter. Não se pensa mais na vocação, nem nas matérias que se tem afinidade. Escolhe-se a faculdade que vai permitir um conhecimento prévio dos diversos tipos de direitos exigidos nas provas em geral. A preparação para ingressar no serviço público virou curso superior.

A promessa de estabilidade e de uma aposentadoria com um mínimo de dignidade é tentadora. Não é de se admirar que uma imensidão de pessoas se dirijam igual boiada para fazer uma prova, muitas vezes sem saber direito em que vai trabalhar depois.

Sim, eu já fiz concurso. Entrei na massa, seguindo o comportamento da maioria.E depois da prova eu chorei. Foi desesperador pensar em definir minha vida tendo arriscado tão pouco.

Eu nunca gostei de me acomodar. De achar que está bom do jeito que está. Sempre gostei de desafios, SONHOS e prazeres. O que vale mais: ganhar muito dinheiro em um trabalho tranquilo e seguro, mas que te deixa infeliz, ou ralar desesperadamente, por um salário nem sempre compensador, mas chegar em casa todo dia cheia de ideias e querendo fazer mais?

Não estou dizendo que todo trabalho no setor público é fácil. Jamais afirmaria isso com os exemplos de servidores que tenho. São pessoas que ralam, e MUITO, em diversos órgãos desse Brasil. Mas infelizmente são poucos os que tem a sorte de passar em um concurso de uma área que amam e podem sentir prazer naquilo que fazem.

Não estou aqui querendo criticar aqueles que escolheram esse destino. Se você me disser que seu sonho é trabalhar em determinado órgão eu digo "se joga e faz essa prova com toda sua garra porque isso é o que você QUER e não o que o te convenceram a querer".

O que estou querendo dizer é que esse não é o único caminho. E nem me venha com a desculpa de que Brasília tem a sede de todos os poderes e é natural esse tipo de comportamento.

A Capital do País é também, e desde sua origem, uma cidade de realização de sonhos. Um lugar de pessoas que ousam ousar. Que se arriscam. Que empreendem. Ou você acha que foi fácil construir uma Brasília em três anos?

Eu não acredito que aqueles que se atreveram a vir para o planalto central, enfrentar um cerrado ainda desconhecido e construir uma história nova não transferiram para o DNA de seus filhos e netos o gene do "tentar o novo". Onde estão os descendentes daqueles que criaram isso aqui? Eles não deveriam estar criando também?

Com um pouquinho de atenção consegue-se achar uma infinidade de oportunidades que essa cidade oferece. Basta tirar os olhos das leis e seus artigos, pensar em algo que você adora fazer e transformar isso no seu futuro promissor.

E se for mesmo o seu desejo estudar para um concurso que seja o que te oferecerá o emprego dos seus sonhos, que vai te satisfazer profissionalmente e pelo qual vai valer a pena sentar a bunda em uma cadeira e se dedicar. Só vale lembrar, mais uma vez, que as portas estão abertas e existem, sim, outras saídas.

Ah, só para constar, não estou dizendo que dessa água eu não beberei. Só estou decidindo me dedicar a um concurso que desperte em mim vontades e empolgações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário